O Figado - Gan PDF Versão para impressão 1

 
O  fígado (Gan) na Medicina Tradicional Chinesa

O fígado desempenha um importante papel no fisiologia tradicional chinesa. Como é ele que comanda o fluxo suave do qi por todo o corpo, qualquer desequilíbrio em suas funções geralmente afecta outro órgão.

A estagnação do fluxo do qi do fígado frequentemente desequilibra o fluxo emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Contrariamente, essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.

Associado com o armazenamento do sangue, o fígado também é o órgão primário envolvido no ciclo menstrual de uma mulher. Quando o fígado está desequilibrado, os seguintes sintomas podem ocorrer: problemas emocionais, dor ou sensação de estafamento nas costelas, vertigem, cefaleia, cólicas, problemas nos tendões, problemas menstruais, icterícia, visão fraca ou borrada e desordens digestivas.

Distúrbios de qi

A medicina chinesa busca garantir que os níveis, direcção e fluxo de qi estejam todos adequados aos seus órgãos específicos. Os vários distúrbios de qi que podem ocorrer envolvem deficiência, afundamento, estagnação ou movimento incorrecto de qi.

Deficiência de qi

Os sintomas de deficiência de qi são comuns a todos os tipos de distúrbios de qi: fadiga, palidez e letargia. Quando o qi de um órgão é deficiente, as funções específicas desse órgão também são prejudicadas.

Por exemplo, o baço é responsável pelo apetite e digestão; deficiência de qi do baço produz falta de apetite e intestino solto. O qi do pulmão é responsável pela força da respiração; quando é deficiente, a pessoa experimenta falta de ar e uma tosse crónica. O tratamento é concentrado no reforço ou tonificação do qi dos órgãos afectados.

Afundamento de qi

Em distúrbios de afundamento de qi, o qi que mantém os órgãos no lugar não possui força suficiente para desempenhar sua função. O resultado são órgãos flácidos, prolapsados, como o útero, cólon transverso ou reto. Pontos específicos de acupuntura e ervas podem corrigir esse tipo de desequilíbrio.

Estagnação de qi

Quando o qi está estagnado, as funções de um órgão são prejudicadas devido a um bloqueio em seu qi fluxo. O fígado é o órgão mais frequentemente atingido pela qi estagnação. Como o fígado é responsável pelo fluxo suave da emoção, um qi de fígado estagnado frequentemente resulta em irritabilidade. Comoqi suficiente, a tonificação nesses casos pioraria a situação e portanto o tratamento é concentrado na movimentação de qi para longe da área.

Qi rebelde

No qi rebelde, a direcção normal do qi do órgão é invertida. Cada órgão possui uma direção normal de fluxo de qi; por exemplo, o qi dos pulmões e estômago move-se para baixo, enquanto que o baço move o qi para cima. O qi rebelde do pulmão resulta em tosse ou espirros; qi rebelde do estômago produz sintomas de náusea, arrotos ou vómito; e qi rebelde do baço produz diarreia.